glitters

domingo, 11 de julho de 2010

Avaliação de História

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA


NOME:________________________________________________________


Minas Gerais


Antes de se chamar Minas Gerais, o estado teve outros nomes: Campos de Cataguás, Capitania de Minas Gerais e Província de Minas Gerais.

A história de Minas Gerais começa no final do século XVII, com as primeiras descobertas de jazidas pelos bandeirantes paulistas. Em pouco tempo, a região atraiu colonos portugueses que, com seus escravos africanos, buscam lavras de ouro e diamante. À medida que crescia a produção, aumentava a fiscalização por parte da Coroa (Governo de Portugal). Despontavam conflitos pelo direito de exploração das minas, como a Guerra dos Emboabas em 1708, que opõe mineradores paulistas e comerciantes portugueses e brasileiros, e a Revolta de Vila Rica, em reação à política fiscal de Portugal.

Em meados do século XVIII, a mineração está no auge da capacidade produtiva e a sociedade mineira vive o esplendor do barroco. No entanto, a produção aurífera começou a cair por volta de 1750, o que levou Portugal a buscar meios para aumentar a arrecadação de impostos, pois Minas devia à Coroa perto de 400 arrobas de ouro, ou aproximadamente 6 toneladas, em quintos atrasados. Esse excesso de imposto provocou a revolta popular e alimentou movimentos favoráveis à independência, como a Inconfidência Mineira em 1789, na qual se destacou a figura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Responda de acordo com o texto
1) O que ou quem era a Coroa?
______________________________________________________________

2) Por que aconteceu a Guerra dos Emboabas? Quais grupos particiaparam dessa Guerra?

______________________________________________________________

Interpretação de texto
Marque um X nas alternativas certas: 

1) Nosso Estado já recebeu vários nomes. Exceto:

a) Capitania de Minas Gerais

b) Campos de Cataguás

c) Capitania de Pernambuco

d) Província de Minas Gerais



2) Os bandeirantes ___________________ foram os descobridores das primeiras jazidas de ouro no Estado de Minas Gerais, no final do século XVII.

a) mineiros

b) cariocas

c) paulistas

d) emboabas



3) Em 1708 aconteceu:

a) a Independência do Brasil

b) a Inconfidência Mineira

c) Guerra dos Emboabas

d) Levante de Vila Rica



4) Em 1789 aconteceu:

a) a Independência do Brasil

b) a Inconfidência Mineira

c) Guerra dos Emboabas

d) Levante de Vila Rica



Leia atentamente o texto abaixo que descreve um pouco a vida de Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes.

TIRADENTES

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em 1746, no arraial de Santa Rita no Rio Abaixo, hoje cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. Aos 11 anos de idade ficou órfão e foi morar com um tio. Embora não tenha estudado regularmente, aprendeu a profissão de dentista. Trabalhou também como mascate e minerador.

Aos 35 anos, alistou-se nas tropas da capitania de Minas Gerais, onde permaneceu por seis anos e chegou ao posto de alferes.

Tiradentes ficou conhecido por participar da Inconfidência Mineira, ao lado de pessoas importantes da cidade de Vila Rica. Fracassado o movimento, os participantes foram presos e condenados à morte, mas apenas Tiradentes foi executado. No dia 21 de abril de 1792, ele foi enforcado na cidade do Rio de Janeiro e esquartejado em praça pública.



Responda:

Onde nasceu Tiradentes? Que ofícios exerceu? Em que movimento esteve envolvido? Que consequências sofreu?

_____________________________________________________________
...

Seguidores